top of page

A força do realizar

Atualizado: 29 de jan. de 2021

Um sábio conselho de Salomão.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.Eclesiastes 9:10



Uma vida sem realizar uma obra, executar um projeto ou dedicar-se pela busca do conhecimento ou sabedoria é ausente de força para realizações.

Admirável era a sabedoria de Salomão, um discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar(1 Rs 4:1).

Os reis das nações ouviram falar dessa sabedoria formidável que o filho de Davi possuía e enviavam representantes para se aconselharem com Salomão.

E, de Sabá,a rainha veio pessoalmente, à Jerusalém, pois havia grande força em si para realizar seus projetos,pelos quilômetros que percorreu com sua grande comitiva formulou perguntas difíceis e elaborou enigmas para provar o rei.

Seus camelos transportavam pedras preciosas, especiarias e muitíssimo ouro para impressionar o mais sábio dos homens,tudo ao redor da rainha comprovavam o nível da sua força ao executar aquilo que ela havia proposto em seu coração.

O sol escaldante do Oriente não enfraqueceu a rainha,seus variados presentes luxuosos formavam um caminho entre a rainha e o rei,ela fez questão de expor tudo diante dele. Salomão estava diante de uma mulher que se empenhava em executar bem, tudo o que viera a sua mão para fazer.

Desde a visita da rainha nunca mais veio especiarias em tanta abundância(1 Rs 10:10),se o encontro entre eles fosse uma luta, seria uma luta entre gigantes, sabedoria e riqueza duelando sem economizar ouro e pedras preciosas.

O que era de mais valioso ambos disponibilizavam um ao outro,o conhecimento, discernimento,inteligência,estratégias das mais diversas eram estrategicamente apresentadas diante um do outro.

Não era um confronto de gêneros,ou uma disputa sobre quem teria a maior herança real,a rainha estava ali para constatar a magnífica sabedoria de Salomão.

Não houve dúvida que Salomão não explicasse, desvendou todos os enigmas,respondeu todas as perguntas e deixou a enigmática rainha perplexa.Os presentes da rainha demonstravam a sua força e as suas atitudes demonstravam excelência, seja pela comitiva que atravessou o deserto ou pelos navios de Hirão que trouxeram ouro de Ofir e uma grande quantidade de madeira de sândalo,a rainha demonstrava o empenho de toda a sua força através dos presentes.A excelente qualidade da madeira ofertada foi comprovada quando Salomão usou-as para fazer as colunas do templo da Casa do SENHOR,nunca antes,nem depois,se viu tal suprimento de madeiras tão linda,até as sementes dessa madeira se esgotou pois a rainha depositou toda a sua força em busca do conhecimento.

Assim deve ser a forma como e quando dedicamos algo para Deus e também na execução dos nossos propósitos.

Em média a rainha de Sabá percorreu 2.400 kms conduzida por camelos,atravessou o deserto escaldante,foi hostilizada pela noite fria do deserto não medindo esforços para concretizar seus planos,reafirmando sua força com a chegada dos navios e proporcionou ao homem mais sábio da terra uma conversa interessante.

“O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou e pediu,afora tudo o que lhe deu por sua generosidade real.Assim,voltou e se foi para a sua terra,com seus servos.”1 Rs 10:13

A palavra do pregador Salomão em Eclesiastes(aquele que explica)aconselha que é necessário realizar os propósitos conforme a força específica de cada um,o desprendimento da rainha de Sabá demonstrou a dimensão da sua força.

Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios 24:10

O dia angústia é um opositor,no entanto é uma oportunidade de demonstrar a força das nossas atitudes.

Distante da visita da Rainha de Sabá a Salomão, uma outra mulher demonstraria a sua força diante do Rei dos reis.

Jesus estava passando em Cafarnaum,uma multidão o cercava,era impossível que uma mulher debilitada devido a uma doença(um fluxo de sangue)que consumiu suas propriedades e finanças se aproximasse do Messias,mas essa mulher enferma estava decidida, ela iria tocar em Jesus e não faria uma única pergunta ao sábio Filho de Deus,apenas buscava a cura da sua enfermidade.

“Ela veio por de trás da multidão e tocou na orla do vestido de Jesus, e imediatamente foi curada” (Marcos 5:29).

A força da sua atitude foi revelada no silêncio,no anonimato,sem presentes,no momento de maior fragilidade daquela mulher, ela demonstrou uma força ainda mais excelente que a da rainha de Sabá,a força da fé.

Ambas as mulheres demonstraram força ao exercer seus propósitos.

Seja no dia da angústia ou no dia de celebração, tudo o que vier a tua mão para realizar faça com toda a tua força porque até um simples toque na orla das roupas de Jesus é visto pelo,o Todo Poderoso, o único capaz de dimensionar a força das atitudes do homem.

O empenho em realizar as boas obras são demonstrados quando a força do toque está centralizado em Jesus.

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens."Cl 3:23

Deus te abençoe!

Paty Ferreira-Escada da Fé







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ana

bottom of page