top of page

CORAGEM DE DISCÍPULO

João 3: 1 - 8 _ v. 6 - "...o que é nascido da carne, é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito".


Algumas vezes ao longo da vida, somos convocados pelas circunstâncias, para nos posicionarmos em decisões difíceis. Consideramos os dois lados e ainda assim, é comum não se decidir, porque ainda falta a certeza de qual será a melhor escolha.

Isso ocorre com os simples, com aqueles que dispõe de poucas informações acerca do assunto em questão. Ocorrer também com pessoas de muita instrução, com os inteligentes e os considerados importantes pela sociedade.

Nicodemos, era um membro influente e respeitado do Sinédrio. Como fariseu, foi totalmente instruído de acordo com a lei e teologia judaicas. Todavia, Nicodemos teve destas dúvidas:

_ Vale a pena crer e me lançar nessa fé? Escolher ou não a Jesus? Nascer de novo e ver o Reino de Deus? Ou devo permanecer na condição do velho homem, com as velhas convicções e posicionar-me apenas como um admirador secreto deste "Rabi capaz de fazer sinais, que somente quem estiver com Deus os poderá fazer?

A Nicodemos, assim como a nós, não faltou informação acerca da decisão a ser tomada. Ele soube quem era Jesus, soube onde encontrar Jesus, teve oportunidade de ouvir o próprio Jesus falar, teve chance de identificar a identidade de Cristo como de um Filho de Deus, ouviu acerca do futuro que aguarda aqueles que em Cristo creem e também o que aguarda os que não creem. Compreendeu a origem do poder que capacitava Jesus a realizar milagres e foi respeitoso para com Jesus de Nazaré.

Ainda assim, Nicodemos não se decidiu por Cristo, isto é, decidiu em continuar com sua fé depositada nos padrões farisaicos, que ofereciam até certo "status" de líder entre os judeus daqueles dias.

A Nicodemos faltou a coragem para crer e se render.

A Nicodemos faltou a que produz encorajamento para sair da condição de admirador secreto, para ocupar a identidade de um discípulo de Cristo.

Coragem e são ingredientes suficientes para conduzirem os influentes e instruídos, como também os simples e indoutos ao majestoso Reino de Deus.

Da parte de Cristo, foi oferecido a Nicodemos um "atendimento VIP". Ensinamentos claros, e a sinceridade típica do maior dos Mestres de todos os tempos, que lhe declarou:

_ É preciso decidir pelo nascer de novo Nicodemos! É preciso CORAGEM para renunciar os ditames deste mundo e passar a caminhar pela fé.

Ser discípulo de Jesus é ser corajoso! Afinal, Ele mesmo é quem foi até o Gólgota em extremo exemplo de fé e coragem. Ao ler os diversos relatos bíblicos, será possível identificar que foram os corajosos que receberam a melhor parte.

A hemorrágica que enfrentou a multidão; a mulher sírio-fenícia que ultrapassou as fronteiras de sua terra, Pedro que andou sobre as águas, os noivos que deram ordem para encher os cântaros de água, acreditando que na torneira sairia um bom vinho.

Ser discípulo de Jesus é nascer de novo para uma jornada fora da lógica, mas movida pela coragem e ousadia que só os nascidos do Espírito podem experimentar; I Co 16: 13.

Naquela madrugada Nicodemos retornou para casa indeciso. Os "valores" da sociedade ainda falavam alto em seu coração. Jesus continuou a amar Nicodemos, e é bem provável que continuou a interceder por ele.

Em Jo 19: 39; Nicodemos reaparece. Agora o encontro era com o corpo que precisava ser preparado. Há fortes indícios que a coragem de Jesus para enfrentar o Calvário, impactou Nicodemos, o suficiente para sair do lugar da indecisão.

Ao ler Jo 12: 42, vemos que Nicodemos não foi o único em quem faltou coragem naqueles dias; como também há muitos bem informados, conhecedores do Evangelho, porém, indecisos nos dias atuais.

A verdade liberta! O verdadeiro amor lança fora o medo I Jo 4: 18.

Oremos sempre! Oremos por menos Nicodemos instruídos e indecisos. Oremos por mais homens e mulheres, que independente das posições que ocupam diante dos homens, tomarão decisões CORAJOSAS acerca da sua FÉ em Cristo, se dispondo a nascer do Espírito e ser pelo mesmo Espírito ser conduzido a toda boa obra que testificará acerca de Cristo, o Unigênito Filho de Deus!



Só a Ele dai Glória!!!




Presbª: Franciane Paula G. Pereira

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page