Eu Sou,antes do antes
“Antes que Abraão existisse,EU SOU.”
Jesus Cristo
O Verbo Vivo conjugou a si mesmo como, EU SOU,após escrever no chão a absolvição da mulher adúltera(Jo 8:1-11),os fariseus contestaram Jesus e os desfecho dessa conversa terminou com a revelação impactante do EU SOU.
O apóstolo Paulo, em sua carta, em 2 Co 11:3, cita sobre a simplicidade que há em Cristo e o paradoxo entre o simples e o EU SOU que intrigou os fariseus religiosos daquela época e intriga até mesmo os de hoje.
“Diga-nos quem é você?”exigiram eles.”
E a resposta a essa indagação foi uma revelação absoluta da missão e autoridade de Cristo.
Na sala do Trono os anjos cantam Santo,Santo,Santo é o SENHOR dos Exércitos, relatou o profeta Isaías(Is 6:3), a revência e a adoração, ao EU SOU, é revelado em Apocalipse 4:7 como a atmosfera de adoração envolve o EU SOU.
Mas para que o diálogo entre Jesus e os fariseus ocorresse, o Filho de Deus, despiu-se de sua glória(Fp 2:7-8) e realizou um único sacrifício perfeito e eficaz, a Crucificação, e concluiu o extraordinário plano de Deus para salvar os homens.
Tetelestai!
A dualidade entre a realidade de Cristo e a realidade do homem natural demonstra a importância do amor salvífico ,e por isso Cristo se empenha em revelar o Pai.
No discurso caloroso entre Jesus e os fariseus algo os deixou ainda mais perplexos quando Jesus disse:
“Abraão,vosso pai,alegrou-se por ver o meu dia,viu-o e regozijou-se.”Jo 8:56
Um renovo de esperança brota como uma fonte de águas vivas ao ler este versículo,Abraão viu o dia do Senhor,e sorriu,e alegrou-se e seu riso foi como choro;o choro foi como riso.O pai da fé comprovou a sua paternidade em relação a fé pois ele viu muito antes de Jesus ter nascido porque “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse,EU SOU.”Jo 8:58 declarou o próprio Jesus.
Para os fariseus o que importava era o tempo cronológico da existência de Abraão mas Jesus refuta a forma errônea que os fariseus enxergavam e embasa a sua argumentação na constatação diante daquilo que Abraão visualizou,o EU SOU,antes do antes.
Pois Abraão faz parte da história enquanto Jesus Cristo é toda a História.
“O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois elas se compreendem espiritualmente.”
1 Co 2:14
O versículo final de João 8:59,nos mostra como o homem natural age de forma insensata “Então,pegaram pedras para atirarem nele;mas Jesus se ocultou e saiu do templo.”
Por outro lado Abraão,o pai da fé, regozijou-se, no EU SOU,apenas porque viu pela fé o dia do Senhor!
Jesus Cristo é o deleite da vida de todo aquele que ama a Deus.
"Digo-vos mais: todo aquele que me confessar diante das pessoas, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.No entanto, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus."Lc 12:8-9
Deus abençoe!
Paty Ferreira
Escada Da Fé/2020