top of page

Formidável Graça


Em concepção sequencial, afirmar-se que "A Deus pertence tudo o que há!". Isso não é um aforismo sem sustentação, mas uma lei fundamentada na autoridade do Deus criador e sustentador de todas as coisas.


Vejam alguns fragmentos bíblicos:

. “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”, Gn 1.1.

. "Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há.”, Dt 10.14.

. “Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.”, Jó 41.11.

. “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”, Sl 24.1.

.“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”, Jo 1.3.

.“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”, Hb 1.3.


Se tudo foi por Deus criado, bem como tudo é por Ele sustentado, o universo a Deus pertence. E o homem, como parte desse conjunto, é propriedade ao Senhor em sua integralidade – espírito, alma e corpo são do Altíssimo, 1Ts 5.23.


No início, afirmou-se que o Filho de Deus foi entregue em resgate do homem. Isso foi dito, porque o pecado é alusivo a toda humanidade; tal prática nos afastou de Deus e o compeliu a nos livrar da consequência que esse afastamento traria consoante se encontra em Rm 3.23,24 : “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.


Quem reconhece Cristo como salvador e se entrega ao seu senhorio é justificado mediante a fé nele. Isso quer dizer que somos justos diante de Deus, a partir da justiça do único que viveu com perfeição, sem errar. Jesus sofreu a agonia, a separação de Deus e a morte que todo pecador deveria padecer, sem, ao menos, aquele merecer, porque não errou. Uma vida sem pecados, do Deus que se fez homem, foi entregue em substituição por todas as outras.


Em vista do que foi articulado, qualquer um que afirme não necessitar do perdão divino ou que intente obter redenção longe de Cristo está repleto de engano, pois o pecado se fez inerente a todos os homens e, diante disso, ressalta-se que a comunhão com o Senhor de todo o universo só pode ser restabelecida, por intermédio da graça de Deus, mediante a fé no sacrifício perfeito e substitutivo do Salvador e Senhor Jesus.


Prof. Leonardo Rabelo Paiva

Escola de Formação Cristã - EFC

Comunidade Evangélica Filadélfia - Alfenas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page