Frua de maior saúde

Um comportamento lesivo à saúde espiritual e emocional do cristão hoje o foi, para Davi também por se eximir de confessar os próprios desvios perante Deus. O autor expôs no trecho bíblico em questão (BÍBLIA, Salmo, 32, 1-4, p. 536, grifo nosso):
Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
Alguns acreditam que essa composição é prosseguimento do Salmo 51, em que Davi confessou o erro cometido com Bate-Seba. Ainda que não o seja, o que se depreende do episódio a derivar o Salmo 32 foi o reconhecimento de Davi que Deus o disciplinara até que houvesse o arrependimento e a confissão de pecado em particular. Prosseguiu o autor: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." (BÍBLIA, Salmo, 32, 5, p. 536).
Identificar condutas que desagradam ao Senhor através de como está o próprio relacionamento com Deus, arrepender-se de tais práticas, suplicar pelo perdão divino e confiar que o Eterno é misericordioso, bem como se alegrar pelo favor do Altíssimo, que conhece a busca do justo por um proceder reto, parece ser o percurso da reconciliação com o Senhor apresentado por Davi em todo o salmo.
Ademais, esse servo de Deus aconselhou seus leitores a não agirem insensatamente, pois dessa forma procedem os ímpios, os quais desobedecem a Deus e, por isso, experimentam muito sofrimento. Contrariamente ao exprimido, confiar que o Senhor atende o homem que compreende a importância de suplicar por perdão e que busca se dirigir por caminhos íntegros foi a essência da instrução ministrada por Davi.
Por isso, converse com Deus e exponha os próprios erros, pois esses atrapalham o fruir de uma vida saudável junto ao Senhor.
Prof. Leonardo Rabelo Paiva
Escola de Formação Cristã - EFC/CEFA