top of page

Isso é Graça! (Rm 8)


"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Isaías 1:18,19)


Uma das tinturas mais fortes que havia nos tempos bíblicos era a escarlate ou a púrpura. Uma vez que o tecido fosse tingido, não havia química capaz de deixa-lo branco novamente.

Talvez alguns até tentassem, e se embrenhavam num exaustivo processo: mergulha, mergulha nos alvejantes e esfrega, esfrega...porém o tecido continuava vermelho. Outros já nem tentavam alguma forma de lavagem: talvez o tecido estivesse apenas debotado e precisava de mais emoção, cor e vivacidade. Então mergulhavam, mergulhavam novamente na tintura vermelha.

Isaias retrata de maneira simples, aquilo que Paulo explica de maneira erudita no capítulo oito de Romanos. Ainda que seus pecados sejam tingidos de vermelho... eles se tornarão brancos...

Verdades do Reino. Quantos de nós tentamos em vão mergulhar nossos pecados em alvejantes da religião? Esfregamos com a força do braço da lei, porém o tecido ainda está manchado. Outros já abandonaram a esperança, a fé e o amor: estão mergulhando e mergulhando na tintura, sujando mais ainda suas vidas com a coloração atraente do prazeres desse mundo.

Porém Jesus nos diz...eles se tornarão brancos...

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado” (Romanos 8:1-3)

Existe uma esperança para aqueles que vão até Jesus. Isso porque Ele nos refaz pela sua morte. O corpo do pecado é desfeito e nascemos para uma nova vida. A evidência? Está na palavra explicativa “como” do versículo de Isaías 1:18. Depois do “brancos” temos um “como”.

Mais alvo que a neve.

Como a branca lã. Nessa ordem.

A neve é algo que vem do alto. Nós não produzimos a neve. Ele a vem do Senhor. Forra a terra cobrindo a nudez das campinas, tingindo todas as áreas de branco.

A operação de Jesus em nosso ser parte dEle. Ele nos amou primeiro. Ele em concordância com o Pai, aceitou a vergonha da cruz pelos pecadores. Isso é graça. Amar alguém imerecedor, salvar jovens que estavam condenados à uma vida de perdição. SALVAÇÃO, vem do alto, da parte de um SALVADOR perfeito, à saber Jesus - o cordeiro.

A lã, no entanto, flui de dentro de ovelhas. É resultado de um processo que acontece dentro delas. Paulo desvenda o mistério: “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” (Romanos 8:11)

Jesus mediante o trabalho do Espírito Santo opera em nós a santificação, nos limpando das impurezas e gerando em nós o caráter de Cristo. Essa obra é a SANTIFICAÇÃO, por parte de um SENHOR que agora reina no coração, a saber Cristo - o leão da tribo de Judá.

ESSAS BENÇÃOS SÃO DESFRUTADAS PELA FÉ. É a sua promessa: se você crer e der uma resposta apropriada ao sacrifício de Jesus na cruz, você comerá o melhor dessa terra. Isso fala de saciedade e vida plena, pois “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Romanos 8:17)


RESUMO DO CULTO DE SÁBADO ROMANOS [Comments], PALAVRA MINISTRADA AOS JOVENS PELA DC DÉBORA M.S. TERRA


Débora M.S. Terra é serva do Senhor Jesus, diaconisa, e atua na Comunidade como Coordenadora de Rede da Juventude e como professora na Escola de Formação Cristã (a tradicional Escola Bíblica Dominical).



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page