Jesus Minha Justiça

Salmo 9:4 / Rute 4: 1-13
A casa do Senhor é lugar de adoração, louvor, lugar em que homens tributam à Deus o seu amor, adoração e fé; mas também é local onde Deus se manifesta aos homens revelando o seu poder. A casa do Senhor é lugar de encontros, o humano e o divino, terra e céu, clamor e respostas. O Homem oferece a Deus o seu tributo, (quase nada); e Deus concede ao homem a sua graça. A manifestação de Deus trás o conhecimento da sua natureza. A cada encontro podemos experimentar porções do seu amor, misericórdia, poder, justiça, etc.
Nos textos lidos acima (espero que tenha lido) o salmista teve uma experiência com Deus, ele o viu como grande Juiz. O Senhor está assentado no seu tribunal para sempre, hoje mesmo você pode levantar os seus olhos e enxerga-lo no mesmo lugar. Ele tem o cetro apontado você! O Senhor é Pai de órfãos, Juiz de viúvas, Advogado dos advogados, ele não irá recusar a sua causa. O seu pedido, você pode colocar diante dele.
O salmista Davi, v.4 disse: Ele sustenta o meu direito e a minha causa.
Você é alguém que precisa desesperadamente de justiça, refúgio, proteção?
Saiba que a operação da justiça divina reverterá maldições em bençãos em sua vida. Tenha Fé! Espere por Ele!
Salmo 118: 19,20 o salmista pediu ao Senhor: "Abre-me as portas da Justiça, eu passarei por elas e louvarei ao Senhor!!! Repita algumas vezes, isso fará um bem enorme a sua fé!
O resultado da justiça é paz, louvores e festa! Esta é a razão do salmista ter iniciado o poema com tanta alegria, ele disse: Em ti me alegrarei e saltarei de prazer Salmos 9:2
Eu quero falar deste lugar especial onde questões difíceis são decididas, onde sentenças tem o poder de mudar a história de uma vida, sortes são revertidas. Davi afirmou: Deus se assentou no seu tribunal para julgar!
Eu creio que ele está fazendo isto agora! As portas da Justiça estão abertas para você.
A partir do pedido de Rute na eira, Boaz se levantou para ir às portas da cidade.
O ousado plano de Noemi levou Rute até aos pés de Boaz. Ela seguiu fielmente os conselhos de sua sogra. Rute estava limpa, ungida e adornada. Havia uma parte do processo que Noemi e Rute teriam que realizar, mais havia outra parte que elas deveriam entregar, confiar, descansar. Assim também há uma parte que cabe a cada um de nós. Saiba que o que é de sua responsabilidade, Deus não irá realizar. Mas o que é parte de Deus não adianta você insistir.
Noemi e Rute fizeram tudo que estava ao alcance e agora era com Boaz.
Rute aos pés de Boaz fez o pedido e Boaz prometeu advogar a causa de Rute!
Note que antes de torna-se remidor, Boaz se levantou como um advogado para pleitear a causa das viúvas. Noemi e Rute tinham direitos que não estavam sendo observados pelo parente mais próximo. E Boaz seria o medianeiro que iria levar a causa de Noemi e Rute no tribunal da cidade.
As Portas da Cidade
Era manhãzinha quando Rute se levantou da eira e retornou para sua sogra, e após ela Boaz chega às portas da cidade. As portas das cidade era o local onde os anciãos se assentavam para julgar. E diante daquelas portas abertas Deus iria reverter a historia de Rute num grande milagre.
O Senhor iria alinhar o destino de Rute como o propósito eterno. Aquelas portas significa lugar de decisão, definição, de quebra de maldição. Daquele tribunal, Rute receberia uma palavra que mudaria o presente e o futuro para sempre.
De mulher triste para mulher feliz; de vazia para mulher plena; de mulher desafortunada para afortunada, rica abastada; de mendiga para herdeira. E tudo isso ainda é pouco, pois o melhor ainda estava por vir; aquela moabita que aos olhos dos israelitas era considerada como uma maldição, receberia uma palavra de Benção tão especial que a tornaria uma das mulheres mais respeitadas da nação de Israel.
Eu creio que Deus abriu as portas da Justiça para você! Você vai passar entre portas abertas, prepare-se para pular e saltar de alegria, você louvará o nome do Senhor!
O golpe de boa sorte!
Boaz saiu a porta da cidade. Rt. 4:1
Boaz saiu como um advogado para pleitear e apresentar aos anciãos a demanda de Noemi.E quando o fazendeiro chega as portas da cidade veio o golpe de boa sorte e as mãos de Deus é que desferiu o golpe. As mãos de Deus estão trabalhando em cada etapa da nossa vida, Deus controla cada passo e cada situação.
Perceba que é o mesmo Deus agindo com sua mão providencial, tirou Noemi e Rute de Moabe, conduziu Rute pelo caminho até Belém, introduziu-a por causalidade no campo certo, e agora mais uma vez está trabalhando disfarçado nas situações corriqueiras da vida.
Boaz chegou ali na porta da cidade, e, justamente quem está passando por acaso?
Ele mesmo, o parente mais próximo. Incrível?
Ora, a porta da cidade funcionava como um tribunal que resolvias as questões do povo. Era lugar de negociações, compras e vendas; além disso, os habitantes entravam e saiam por aquelas portas o tempo todo. E no meio desta quantidade de pessoas que circulavam por ali, Boaz olha pra frente e vê exatamente o homem passando, então ele grita: Fulano
(a Bíblia não fez caso de se quer citar o nome do anônimo)
- "Fulano, vem cá eu tenho uma demanda para tratar com você".
Nos sabemos que foi muito mais que uma coincidência que levou aquele homem passar por ali. Era o próprio Deus trabalhando em favor daqueles que nEle esperam.
Aliás o sábio profeta já nos garantiu que nunca se viu um Deus como o nosso Deus, que trabalha de dia e de noite, nos levando de graça em graça a fim de que possamos viver todos os seus propósitos.
Boaz tomou dez anciãos, autoridades da cidade que julgavam e uma corte foi levantada. Ele apresentou a demanda de Noemi e exortou o parente de Elimeleque a cumprir sua obrigação: Regatar as terras de Noemi. O homem até concordou em relação a herdade, mas quando Boaz apresentou Rute moabita como viúva a ser desposada, ele declinou do negócio. Ele tirou o sapato Rt.4.8
A cerimônia das sandálias.
Deut. 25.9
Quando um Goel se negasse a cumprir seu deveres para com sua cunhada viúva, a mulher poderia cuspir nele diante de todos. O homem recebia uma cusparada em demostração de opróbrio. No caso de Rute este rito não aconteceu, mesmo porque havia outro Goel disponível. Mas o ritual das sandálias aconteceu. O homem tirou o sapato passando o seu direito a outro. O parente mais próximo descalçou o sapato e conferiu ao outro o seu direito de andar naquelas terra. O sapato era o selo, ou o documento daquela transação. Quando Boaz tomou a sandália do homem, isto lhe outorgou o papel de Goel, com direitos e obrigações.
De advogado a redentor!
No tribunal o advogado se torna o redentor.
Boaz iria usar o seu direito de Goel para comprar as terras de Noemi e o casamento foi realizado.
- Hoje tomo por mulher a Rute.
Veja!!! Coisas tremendas estão acontecendo ali no tribunal.
Será que Noemi e Rute estavam ansiosas em casa, imaginando o que poderia estar acontecendo? Será que elas esperavam na mais perfeita paz? Isso jamais saberemos.
O fato é que enquanto elas esperavam a volta de Boaz, o presente e o futuro daquelas mulheres estava sendo alinhado no tribunal, uma aliança havia sido firmada, bens foram reavidos e mais, o melhor estava prestes a acontecer, as poderosas Bençãos dos anciãos.
As Bençãos (com B maiúsculo) que seriam proclamadas daquele local de justiça trariam excelente honra a Rute, ela teria seu futuro assinalado de forma singular na história do povo de Deus.
Ates de continuar preciso dizer que Boaz é um tipo maravilhoso de Cristo, seus atributos de advogado, redentor, remidor e sua maravilhosa graça, refere ao Salvador! O anônimo se declinou e perdeu a oportunidade, mas Boaz foi incluído na genealogia do Nosso Senhor por consequência da sua graça para com Rute. Nós nunca deveríamos perder a oportunidade de sermos generosos, graciosos com os aflitos e desfavorecidos. Boaz entrou para a genealogia do rei Davi e do Messias.
Como Lia e Raquel
Diante do Tribunal Boaz se declarou casado com Rute e Bençãos foram proclamadas.
Aqueles dez anciãos que eram juízes em Belém fizeram Boaz lembrar das matriarcas de Israel. Raquel e Lia que edificaram a casa de Israel.
Os juízes lançaram as mesmas bençãos das matriarcas sobre Rute, dizendo que ela edificaria a casa de Belém. A cidade de Belém de Judá era pequenina, não era a nação de Israel, mas ela representaria toda Israel.
Os anciãos estavam proclamando que Rute e Boaz edificariam uma família, uma família especialmente forte em Belém e que aquela casa edificada em Belém de Judá seria benção para a nação inteira. A casa edificada de Boaz em Belém seria benção para todos os lugares. Ela deixaria Belém famosa, pois até mesmo os lugares mais distantes ouviriam falar da cidade por causa daquela casa construída. Uma benção familiar estava sendo declarada ali. Os anciãos exortou Boaz a ser um marido exemplar, pois através da sua casa, Belém que era uma cidade tão pequenina ficaria famosa e traria bençãos a todo Israel.
Miqueias 5:2 "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre as milhares de Israel, de ti me sairá aquele que governará Israel, e cujas as origens vem desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Efrata é mais um nome para Belém. As bençãos que Rute e Boaz receberam dos juízes era o desejo de Deus desde os tempos eternos. Não é maravilhoso pensar que Belém se tornou famosa por causa da casa de Boaz e Rute, foi neste lar que descendeu o Messias Jesus.
A Benção familiar precisa ser o nosso alvo mais precioso. Abraão recebeu esta benção quando Deus disse, em ti serão abençoadas todas as famílias da terra. O Desejo de Deus é que através do nosso bom relacionamento familiar muitas famílias sejam abençoadas. Cada marido deveria ser um "Boaz" para sua esposa. E cada esposa deveria ser "Rute" para seu marido. E através da sua família Jesus fosse manifesto ao Mundo!
Como a Casa de Perez!
Tamar gerou gêmeos, filhos de Judá. Gênesis 46: 12
O irmão gêmeo de Perez pôs a mão para fora primeiro e recebeu um cordão escarlata no pulso. Mas de súbito nasceu Perez, o menino rompeu a madre. Embora ele não tivesse recebido o fio vermelho, ele tinha espirito excelente. Ele rompeu a madre e se destacou. Em tudo Perez obteve maior sucesso que seu irmão gêmeo. Os dez juízes estavam proclamando que a casa de Boaz e Rute seria como a casa de Perez, prospera e bem sucedida, que ela se destacaria. Aleluia!
Bom, depois de ter sofrido por um pouco de tempo, vimos Rute ser restaurada, fortalecida, confirmada e colocada sobre firmes alicerces! Glória a Deus!
Este lugar profético, as portas da justiça, o tribunal, foi palco da operação da justiça divina e a maldição cedeu lugar às maravilhosas bençãos. Bençãos familiar e Bençãos de Rompimento!
Nós sabemos que o único que pode transformar maldições em benção é Jesus Cristo através do seu sacrifício perfeito na cruz! Ele é o nosso Redentor!
Vou terminar mencionando mais uma vez o salmo da abertura, e que ele seja palavra revelada para a sua vida:
Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente...
Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. Salmos 9:4-7