LUCAS, O JOVEM MÉDICO (Rm 12.1; At 1.1-8)

Era gentio, grego provavelmente da Antioquia da Síria lugar onde hoje é a Turquia. Não era um dos 12 apóstolos. Foi ele quem escreveu o terceiro evangelho que leva o seu nome e o livro de Atos. Ele escreveu esses livros para seu amigo Teófilo, e pelo tratamento usado por Lucas, muito parecido aos que eram da realeza (At 23.26, 24.3; 26.25), podemos deduzir que era um nobre.
Ele é considerado um historiador (Lc 1.1-4) Entrevistou pessoas que viveram com Jesus, e aqueles que viram seus milagres. Juntou tudo e produziu um livro. Foi também colaborador de Paulo. Desde a segunda viagem missionária do apóstolo até sua prisão e morte (At 27.1, 2 Tm 4.11) Lucas esteve com ele.
Lucas era médico. Como será que era ser um médico nos tempos Bíblicos?
Bom eles eram odiados e amados. Odiados, porque para os judeus a doença era ligada ao pecado (Jo 9.2). Então se você fosse médico e tentasse remediar alguém, para um judeu você estaria tentando curar aquele que Deus decidiu deixar doente.
Mas eles eram também amados pois a influência da cultura romana, e grega estava crescendo naqueles tempos. E estes povos gostavam de ter um médico por perto.
O antigo testamento não cita nenhum nome de médico, apenas faz menção à profissão. Quando Jacó morreu, foram os médicos do Egito que o embalsamaram. Leia sobre a “múmia de Jacó” em Gn 50.2.
Como se formavam? Para se formar como médico, bastava se candidatar como estagiário. A maioria aprendia o ofício como auxiliar de um médico já experiente na profissão. Havia também as faculdades em Alexandria e Pérgamo.
Mas eis a questão: como sabemos que Lucas era médico? Paulo o chamou desta forma em Cl 4.14. Lucas usa muitas palavras que só os médicos usam. Quando você lê as passagens do evangelho, encontra muitos detalhes que só um médico observaria. Assim como Salomão, o poeta, capricha nos elogios, Lucas não poupa detalhes ao descrever as mazelas do povão.
Deus sempre está a procura de jovens para tocarem a terra. Sendo ele o “cabeção” lá em cima nas nuvens, seu corpo se estende por toda a terra tocando e trazendo o reino pra cá. Nós, sua igreja, somos a extensão do Cristo nessa terra seu corpo visível. Ligados nEle fazemos suas obras.
Um detalhe é que Jesus escolhe jovens trabalhadores para sua equipe. Neemias estava servindo ao rei, Moisés estava cuidando das ovelhas de seu sogro. E Lucas estava no ofício de sua profissão.
A Bíblia em 1 Co 12.28 diz que Deus toca a terra com apóstolos, profetas, professores, evangelistas e pastores. Qualquer servo de Deus precisa, enquanto trabalha, enquanto exercita seus talentos, tocar a terra produzindo vida.
Um exemplo. Se você faz teatro na igreja, mas não o faz como um profeta, ou evangelista então você somente encena. Se você é músico, mas não canta de maneira apostólica, ou ensinando como um mestre, então você somente canta ou toca um instrumento.
Aí entramos num assunto que gera muitas dúvidas: qual é o meu chamado?
Primeira coisa que você precisa entender é que todos temos um chamado. Seja chamado geral ou específico.
O chamado geral ecoou na cruz quando Jesus morreu. É o chamamento universal de Jesus à salvação. Nesse sentido todos são chamados à serem salvos. Alguns respondem apropriadamente a este chamado, enquanto outros não (Jo 1:12).
É um chamado à se relacionar com Ele. A conhecê-lo mais e mais, e conhecendo-o, você também irá se conhecer, saber sua verdadeira identidade (Ef 1.3-14). Chamado geral é para ser salvo, ser santificado e ir. “Ide por todo mundo, pregai o evangelho ...” (Mc 16.15). Esse é o envio de todo jovem. Pregar, anunciar a boa notícia da salvação, curar e libertar.
O chamado específico podemos chamar de vocação (Ef 4.1,11,12). Porque após você estar conectado em Cristo, a videira, começará a frutificar (Jo 15.1-8). Agora estamos falando de Cristo fluindo através de você, como seiva em seus ramos, que assim ficam carregados de frutos.
O chamado específico é a frutificação através do serviço, ministério. Do fazer após ser. E nesse fazer contamos com os dons do Espírito Santo.
A sua profissão, e o lugar onde o Senhor te plantou é um campo fértil e você pode semear boas sementes, trazendo o reino a este espaço. Assim profissão, chamado e vocação se unirão para a glória de Deus.
O segredo é estar intimamente conectado com Jesus. Ser você a entrega agradável e santa ao Senhor (Rm 12.1). Desse modo, toda a sua soberana vontade lhe será revelada; e ao longo do caminho, Ele manifestará qual é a sua vocação de uma forma mais clara. Como Lucas, procurar conhecer o Senhor Jesus, perseguir seu caminho e ser participante da obra que o Espírito Santo deseja realizar nessa terra.
Fica uma tarefa a você: ler o livro de Lucas. Porque o livro de Lucas? É um livro que fala muito de oração e do Espírito Santo. Ele também é inclusivo coloca todos nos méritos de Cristo: samaritanos, mulheres, judeus e gentios, todos são iguais aos olhos de Deus.
Leia também ... O livro de Atos dos Apóstolos. Assim você irá conhecer mais sobre o personagem Lucas. Sem contar que Atos é melhor que assistir Piratas do Caribe ou ler as histórias de Simbad, o marujo, tem de tudo: desde naufrágios até confrontos com magos malignos. Vale a pena ler as aventuras de Lucas e os evangelistas.
Pb Isaias Terra
Discipulado da Rede da Juventude
...................................................................................................................................................
Siga o nosso instagram e fique por dentro de nossas programações: https://www.instagram.com/rededajuventude.alfenas/?hl=pt-br
Participe de nosso Discipulado On Line, se inscrevendo em nosso canal VIP no Telegram: Discipulado RJ
https://t.me/joinchat/AAAAAFEJebyeVTNsMsa47w
Se inscreva no canal de nossa Comunidade - pregações e devocionais para edificar a sua vida: