O hino da luz de Deus

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis descreve a criação dos céus e da terra e a forma como o Espírito de Deus se movia sobre o abismo de uma terra sem forma e envolvida por trevas.
O Criador declarou uma palavra que seria determinante para organização do caos: “Haja luz; e houve luz”, e desde então, a luz do Eterno ilumina a terra, através dos luminares, sol e lua e do firmamento no céus. Após toda essa organização criadora, a Trindade (Deus, Jesus e o Espírito Santo), criaram algo semelhante a eles, o homem, que era semelhante em diversos aspectos, entre eles uma mente criadora que possibilitou, ao homem, a criação da luz elétrica.
Hoje, a luz está nos equipamentos eletrônicos, nos eletrodomésticos, nos automóveis e há até luz portátil, enfim há uma diversidade de meios que facilitam a chegada da luz até nós. Thomas Edison o inventor da lâmpada elétrica ficaria extasiado com tanta luz,o, envolvendo no presente século.
A luz possibilita uma melhor organização, torna a visão mais nítida e é um aspecto de semelhança com Jesus, a luz do mundo.
No discurso de Jesus ao povo, ele disse: “Eu sou a Luz do mundo” Jo 8:12a
A Bíblia também é chamada de luz para o caminho e o Salmo 119 é o hino da luz de Deus, o salmista, dedicou 176 versículos para iluminar tanto a mente e o caminho dos hebreus assim como dos cristãos nos dias atuais.
Na descoberta da lâmpada elétrica o desafio era encontrar um filamento que chegasse a brilhar, mas não queimasse com a passagem da eletricidade, e essa não foi uma descoberta fácil. Foi algo bem elaborado e a composição do Salmo 119 também foi algo elaboradíssimo e não me refiro apenas, aos 176 versículos, mas a beleza poética deste salmo acróstico.
A palavra Salmos deriva do latim Psalmus termo usado para designar uma composição que se pronuncia ou entoa algo para louvar, a tradução de Psalmus no hebraico é o livro dos louvores e na tradução grega da Bíblia, na Septuaginta, o livro de Salmos também é chamado de Saltério, um instrumento musical.
O salmista com maior número de composições de salmos foi o rei Davi mas não foi ele o compositor do maior salmo, o psalmus 119. Essa belíssima composição não tem seu autor revelado, o que deixa mais uma descoberta para nós quando chegarmos na cidade celestial.
Salmos são canções, composições ou hinos que os hebreus cantavam para Deus, outros povos também compunham seus salmos mas na Bíblia encontramos:
74 salmos escritos pelo rei Davi.
12 salmos escritos por Asafe.
9 salmos escritos pelos filhos de Coré.
2 salmos escrito pelo rei Salomão.
1 salmo escrito por Hemam,o esraísta.
1 salmo escrito por Eta.
1 salmo escrito por Moisés.
50 salmos com autoria desconhecida.
Cada salmo é uma unidade de louvor de uma coletânea de cânticos. A excelência da leitura divina é cantada no Salmo 119,convido você para abrir a sua Bíblia e olhar para essa beleza de composição que é um cântico sobre a luz de Deus e a lei do SENHOR.
(Num) נ“ Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sl 119:105
Salmo 119:105, no hebraico :
וְאוֹר דְבָרֶךָ נֵר- לְרַגְלִי
לִנְתִיבָתִי:
O Salmo 119 é o mais extenso acróstico bíblico,e nada mais é que vinte e duas estrofes: Uma para cada consoante do alfabeto hebraico: Álef, Bêt, Guimel, Dálet, He, Vav, Zaim, Hêt, Tét, Iode, Caf, Lámed, Mem, Num, Sâmeq, Áim, Pê, Tsade, Cof, Rêsh, Shim/Sim eTau.
Assim, a forma textual deste salmo, apresenta 22 estrofes para cada consoante do alfabeto e cada estrofe possui 8 versos que louvam ao SENHOR pela sua palavra.
A letra num ( נ) do alfabeto hebraico dá sentido a composição do Salmo 119:105-112, o salmista anônimo declara a importância do caminho iluminado pela palavra de Deus, em um tempo onde a luz da época era uma chama acesa de uma lamparina.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”
Observando-o segunda a tua palavra responde o salmo 119:9.
A canção da luz da palavra ilumina os peregrinos do reino de Deus. A palavra é uma luz que não se apaga e ela ilumina os pés daqueles que calçaram as sandálias do evangelho.
Caminhar no caminho iluminado pelas Escrituras Sagradas é uma caminhada sem tropeços, tudo ao redor pode estar em trevas e um verdadeiro caos como na criação dos céus e da terra mas a luz das Escrituras ilumina a trajetória da fé. Nesse caminho de luz divina não há obstáculos ou armadilhas, somente as instruções divinas que capacitam os bem-aventurados que andam na lei do SENHOR.
Salmos é o livro dos louvores e o salmo 119 é um cântico sobre a lâmpada de Deus que ilumina os pés que caminham sob luz que ilumina o caminho da salvação.
Em Lc 24:44,Jesus explica as Escrituras citando sobre a importância de se cumprir tudo o que foi escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Essa citação agrega um valor precioso aos decretos e mandamentos do SENHOR.
“Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeços.”Sl 119:165
Quem ama a lei de Deus desfruta de paz e caminha pela escuridão sem tropeçar iluminado pela palavra.
Desde a criação, o Criador, compartilha a sua essência com a natureza e com os homens, Deus é luz e isso não é apenas uma metáfora. O apóstolo João testificou sobre esta luz em 1 João 1:5:
"Está é, em essência, a mensagem que ouvimos de Cristo e passamos a você: Deus é luz, pura luz, nele não há nenhum traço de escuridão." (Tradução Contemporânea)
Deus separou a escuridão e a luz, e compartilhou a luz conosco e não importa se a leitura do salmo 119 é feita iluminada apenas por uma vela em um candelabro ou se as páginas da sua Bíblia são iluminadas pela luz elétrica, o fato é que quando seus olhos leem as Escrituras Sagradas você caminha na luz do Eterno.
A palavra de Deus é um testamento da herança do Reino dos céus e um regozijo para o nosso coração, e o salmo 119 é uma canção daquele que sabe o valor que é ter o seu caminho iluminado enquanto caminha na escuridão sem tropeçar.
Louvor e Palavra compilados em 150 Salmos; feixes de luz como o nascer do sol ou a luz ofuscante do sol da tarde ilumina aqueles que guardam os preceitos de Deus.
O Espírito Santo ainda se move sobre a terra e embora a terra seja iluminada pela luz elétrica, a luz de Deus é a única capaz de iluminar o nosso caminho até o céu, distanciando-nos do inferno.
Que os estatutos do SENHOR seja a sua canção de louvor e a sua Lei um facho de luz sobre a estrada escura.
Andemos na luz, assim como Cristo.
Deus abençoe!
Paty Ferreira/Escada da Fé- 2022