top of page

O mistério sobre o nascer da água

Atualizado: 19 de ago. de 2020

Um bom mistério engloba diversos aspectos e o horário escolhido por Nicodemos para encontrar-se com Jesus foi no período da noite, o texto de João 3:2,relata uma misteriosa conversa entre um mestre religioso e o Mestre.

Nicodemos uma autoridade religiosa não compreendia as indagações que Jesus fazia sobre o Reino de Deus pois ele queria compreender de forma intelectual o mistério sobre nascer da água, conhecido por nós como batismo.

O Dicionário Grego-Português de Pereira (1976, p. 101) traz as seguintes definições: Baptós = Submergido, Mergulhado; Tingido, Colorido; de onde se pode tirar água.

Essas definições apesar de serem esclarecedoras causaram arrepios em Nicodemos como:

Nascer de novo?”

O que o Senhor quer dizer?”

“Como pode um homem nascer,sendo velho”

Nicodemos havia reconhecido que Jesus era o Mestre vindo da parte de Deus e que os milagres eram um sinal da presença de Deus em sua vida.

Porém esse erudito mestre estava submerso na religiosidade e Jesus propôs a ele uma imersão na vida de Cristo,com o acréscimo de nascer também no Espírito.

O primeiro mistério a ser solucionado é que o batismo com a finalidade de gerar um novo nascimento não combina com uma imersão religiosa vazia onde Cristo não seja o centro.

O próximo mistério a ser revelado é que a ordenança do Batismo não exige de nós uma atitude sobrenatural como entrar no ventre da mãe mas exige (fé) para entrar na água e ser submerso nos mistérios de Cristo, ressurgindo como Cristo.

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” Gálatas 3:27

Ser mestre em Israel não ofereceu a Nicodemos condições para resolver os mistérios sobre nascer das águas,no entanto ser batizado nas águas e submersos, EM CRISTO,oferece,a nós,revelações do mistério de um novo nascimento.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.”

E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20

Texto:Paty Ferreira

Escada Da Fé

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ana

bottom of page