top of page

“Oh!Se fendesses os céus.”

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Em uma das últimas orações arquivadas nos manuscritos bíblicos de Isaías,o profeta messiânico,após ser impactado por uma visão do Noivo que vem de Edom,da cidade de Bozra,glorioso em suas vestiduras(Is 63:1),ora ao Senhor.

O profeta viu que as vestes Daquele que é a Fiel Testemunha,o Primogênito dos mortos e o Soberano da terra estavam vermelho como as daquele que pisa as uvas no lagar.

O espanto de Isaías é registrado por suas palavras de oração quando ele chega a pedir para Deus “que se os céus se fendessem e os montes tremessem na tua presença”(Is 64:1),assim o povo seria poupado da fúria do noivo(Jesus) porém Deus que conhece os corações pecadores que não se arrependem lembra o profeta que isso já aconteceu no passado,pois ele já havia feito subir do mar um pastor para o seu rebanho,batizando-os na água do mar vermelho mas ainda assim o povo se esquecerá de Deus.

No entanto,o Senhor que anuncia a justiça e o Senhor poderoso para Salvar saindo da terra de Edom é a representação dos céus abertos.

Edom representa os povos da terra que rejeitaram ao Senhor,denominada como a terra de Esaú,aquele que desprezou a benção da primogenitura,os edomitas que residiam na terra de Edom eram os descendentes de Esaú e eram retratados como um povo que fazia forte oposição aos planos de Deus.

Em Números 20:14, Moisés, solicita ao rei de Edom permissão para que o povo de Israel passasse em suas terras sem ao menos beberem das águas ou comerem de qualquer alimento do campo.Mas o rei recusou o pedido de Moisés demonstrando seu desprezo pelos planos do Deus Todo Poderoso.

É de Edom,essa terra de desprezo,de povo egoísta,idólatra,fornicador e violento que, o Leão da Tribo de Judá, foi visto pelo profeta Isaías saindo com suas vestes manchadas de sangue.

“Na minha ira,pisei os povos,no meu furor,embriaguei-os,derramando por toda a terra o seu sangue.”Is 63:6

Aquele que vem de Edom,de Bozra não se contaminou com as injustiças dos edomitas,ele fala com justiça e é poderoso para salvar.

Do ventre de Rebeca duas nações nasceriam(Gn 25:22-23),Esaú é Edom e Jacó é Israel,um povo que pertence ao SENHOR.

“Oh!Se fendesses os céus” Isaías 64:1

O maior profeta messiânico da história ao pedir para que os céus se fendessem,busca em Deus uma solução para aniquilar com a iniquidade do pecado e clama pela salvação povo.

Os céus enfim se fenderam,a salvação não mancha as vestes mas ela lava as vestes dos salvos no sangue do Cordeiro, daquele que com alegria pratica a justiça.

Uma palavra de conforto foi dada:

“Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime.”Is 52:13

A fenda do céu revela o Filho de Deus,todavia,ao SENHOR,agradou moê-lo,aos lermos os capítulos de Isaías é possível ouvir pela fé os versículos sussurrando o nome de Jesus.

O fender dos céus era um lamento para o profeta mas para o Eterno era uma certeza da execução de seu plano de salvação.

As palavras de Isaías 64 é uma retrospectiva do relacionamento entre Deus e Israel,um passado de glórias referente aos grandes feitos de Deus e um suspiro de esperança para um povo a beira do abismo.

O fender dos céus trouxe esperança de Salvação.

O Rei justo e o seu reinado eterno compõe o Salmo 72 de Salomão:

“Os montes trarão paz ao povo,também as colinas a trarão,com justiça(...).

Floresça em seus dias o justo,e haja abundância de paz até que cesse de haver lua,através das gerações.”

Os céus se fenderam como um arco-íris surge gracioso no céu afirmando a aliança que Deus fez com o seu povo.

O traje daquele que vem de Edom após agir com justiça não estará manchado quando o Salvador surgir nas nuvens para buscar a noiva do Cordeiro.

"Bendito seja o SENHOR DEUS,

O Deus de Israel que só ele opera prodígios.

Bendito para sempre o seu glorioso nome,

E da sua glória se encha toda terra.

Amém e amém!"

Graças te damos Deus Pai,porque os céus se fenderam e Jesus Cristo faz tremer a terra.

Paty Ferreira/Escada Da Fé




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ana

bottom of page