Permaneça em Cristo
No tempo da Pós-Modernidade tudo é fluído e está em constante transformação. Um exemplo é a forma como os fast food usurparam o lugar das comidas caseiras e eliminaram os cadernos de receitas de família, agora as receitas tornaram-se tutoriais e estão armazenadas em vídeos nas redes sociais. O reinado da urgência é o trono da modernidade e o tempo acelerado se transformou em um algoz da paz. Para o indivíduo hipermoderno (conectado) permanecer por muito tempo no mesmo lugar é um atraso de vida.
Mas...ainda que os cristãos do sec. XXI estejam conectados e suas Bíblias sejam aplicativos online é importante que saibam que as Escrituras Sagradas não passaram jamais.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13.13).
O amor é o ápice do crescimento cristão, porção desejável do fruto do Espírito Santo e é o reflexo perfeito da Trindade. A tríplice aliança de 1 Co 13:13 se estabilizaram lado a lado. E o que torna a relação entre eles inabalável é a permanência.
Permanecer é mais que uma conjunção de um verbo predicativo intransitivo do Português. Permanecer, no hebraico é uma localização, uma condição que demonstra a sua situação interior. Permanecer é abrir o caderno de receitas da vovó e executá-las.
“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho." 2 João 1:9
Uma outra definição que encontramos no hebraico para permanecer é a palavra habitar , ou seja a fé e a esperança habitam no amor. Assim como Cristo habita em nossos corações pela fé. (Ef 3:17)
Onde você tem permanecido?
“A fé sobe pelas escadas que o amor construiu,
e olha pelas janelas que a esperança abriu.”
C.H. Spurgeon
A fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não veem. (Hebreus 11:1)
Permanecer é subir a escada da fé para alcançar o impossível. É crer que Cristo purifica e perdoa os nossos pecados, é também imergir nas águas do batismo como alguém que era escravo das suas próprias paixões, e emergir uma nova vida em Cristo Jesus totalmente livre.
Ora a natureza da fé é permanecer ao lado de Jesus pois ele é o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2) Permanecer é morar em Cristo e ele morar em ti.
Ouvir a palavra de Deus é um princípio para edificação da fé (Rm10:17), você será preenchido pela fé, de tal maneira que não haverá espaço para a incredulidade.
Ser um sujeito pós-moderno é algo relativo ao tempo presente mas isso não deve enfraquecer a fé e as suas convicções na palavra de Deus.
Permaneça na fé!

Os seus olhos tem olhado pelas janelas que a esperança abriu?
O profeta Jeremias por um momento lamentou as condições de destruição ao seu redor, os cinco poemas de Lamentações de Jeremias expressam o pesar da sua alma. Em meio ao seu lamento ele abriu, pela fé, as janelas de esperança: “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança” Lm 3:21
“Grande é a tua fidelidade.”Lm 3:23
“Bom é o SENHOR.”Lm 3:25
“Bom é guardar a salvação do SENHOR, e isso em silêncio.”Lm 3:26
A salvação é uma janela de esperança que ora precisa estar aberta para o vento do Espírito Santo, ora precisa estar fechada para os ventos da destruição.
O silêncio guarda a salvação, assim como a terra abriga a semente, uma vez abrigada pela terra, a semente se desenvolve silenciosamente, até que esteja pronta para despontar sobre o solo.
A esperança é cultivada pela oração, pelos cânticos espirituais e pela palavra de Deus mas o seu crescimento acontece em meio ao silêncio.
Guarde a sua salvação, permaneça na esperança assim como a esperança permanece inabalável ao lado do amor e da fé.
As coisas do mundo são passageiras e fluídas,BAUMAM,2001 destaca que a fluidez é uma característica dos líquidos: a água corre do rio para o mar e pode ir de lá para uma garrafa (sólida),porém a garrafa só deixa de ser garrafa se for quebrada ou derretida, ou seja enquanto o líquido muda de forma de maneira natural, sólidos precisam de profundas e violentas transformações para que sua estrutura seja alterada. O exemplo de Baumam exemplifica a forma como alguém pode adaptar-se a fluidez do mundo mas também ressalta a solidez da garrafa que suporta os processos preferindo romper-se que assumir os aspectos da água.
Diante dessa comparação, o Espírito Santo, nos conduz as recompensas e tesouros espirituais reservado para aqueles que permanecerem fiéis até o fim:
Ao vencedor, aquele permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.( Ap 2:26)
Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.( Ap 2:7)
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.( Ap 3:21)
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 m 4:8)
O vencedor é aquele que permanece e não dissolve diante das adversidades.
Quem pode vencer o mundo?
Quem poderá vencer a incredulidade e maldade do mundo?
A epístola de 1 Jo 5:5 diz: ”porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e está a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Os filhos de Deus vencem o mundo porque permanecem em Cristo, abrigados na fé, na esperança e no amor.
Permaneça em Cristo pois ele é o mestre do amor!
Paty Ferreira/Escada da Fé 2022