Permita que o desenvolvimento ocorra
Atualizado: 6 de set. de 2020

O processo que antecede a transformação do corpo do homem regenerado para o corpo glorificado que terá foi chamado por Cristo e por Paulo de morte, Jo 12.24,25 e 1Co 15.35-42. Nos dois ensinos, os emissores usaram a germinação de uma semente como representação para a mudança que o corpo do crente apresentará na eternidade.
Indiscutivelmente, as condições adequadas para recepção da Palavra da Salvação pelo ser humano se assemelham bastante com as condições apropriadas para o germinar de uma semente. Com base nestas, biólogos afirmam que água, oxigênio e temperatura adequadas são os principais ingredientes para a retomada do crescimento do embrião vegetal, definição essa que os profissionais conferem à germinação.
E, para representar aquelas, Jesus enunciou, em outra oportunidade, uma parábola que houve registrada em Mt 13.3-9. O Senhor disse que o semeador saiu para semear e lançou suas sementes, as quais caíram à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos e, por fim, em boa terra.
Este solo apto para receber a semente, isto é, o coração preparado para recepcionar a Palavra é aquele que percebeu os ingredientes propícios para a ação do Espírito Santo, para desenvolvimento dos haveres que conduzirão o crente à nova vida, à regeneração em Cristo. A pessoa compreende a verdade da salvação, por meio do Espírito, e propicia o germinar de uma nova vida no se render ao senhorio de Cristo.
À vista disso, é necessário que o sujeito carnal com todas as suas paixões morra, para que uma nova criação surja em Deus, um novo homem consoante o apóstolo de Tarso disse:
"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição", (Rm 6.4,5, ARA).
Água, oxigênio e temperatura adequadas são os ingredientes que propiciam brotar um ser vegetal diferente do original, que era a semente. Similarmente, estar acessível ao agir do Espírito de Deus capacita o indivíduo para usufruir de uma nova existência aqui, que concorrerá para o processo da última transformação do salvo, um corpo incorruptível à semelhança do Salvador Jesus na glória.
Prof. Leonardo Rabelo Paiva
Escola de Formação Cristã - EFC/CEFA