top of page

Profetas Cansados de Viver (1 Re 19.1-21)


Tenho vontade de sumir! Não tenho valor, sou invisível. Parece que vou explodir! Eu só quero paz!

Em meio a um mundo caótico, onde todos correm desesperadamente em busca de poder, fama, aceitação, lá se encontra ele. Em meio a famílias construídas na areia, mesas sem pão, mães solitárias, homens fragmentados e infantis lá se encontra ele.

Em meio a pessoas cruéis, a sangue derramado a troco de vinho, a um tempo que só corre, a olhares fúteis e sorrisos forçados, em meio aos abraços que não aquecem, em meio aos dedos frios que não sentem. Lá está ele. O barro de Deus. A obra mais perfeita da criação. Filho do velho Adão.

Elias é seu nome. Pose de forte, jovem ousado. A muito lutando. A muito correndo. A muito sendo forte.

Mas por que está de cabeça baixa Elias? Porque se esconde debaixo da árvore da amarração? Porque deseja a morte quando a vida e o fogo fluem de suas orações?

Ah, existe um momento em que todos cansam das batalhas. Sentem remorso por não serem bons o suficiente – afinal Jezabel ainda vive. Ansiedade, pressões e culpa. Depressão. Vontade de morrer.

Foi assim com o profeta Elias. Momentos antes ele estava fazendo chover fogo dos céus. A nação dançava na chuva e o renovo lavava a alma de todos. Mas o coração do profeta estava esgotado, cansado. Ele entrou num deserto de solidão onde era sustentado pelo medo e solidão (1 Re 19.3,4).

Ali, isolado e longe dos amigos pediu a morte. Seu desejo era ir para um lugar melhor, era alcançar a paz. Os seus olhos viam o que queriam ver e a morte pairava a sua frente, convidando para um abraço magro e gelado. Suicídio.

Escondido naquela caverna, acariciando as portas da morte Elias ouviu uma voz. Elias, o que fazes aqui? Era o Senhor. O criador. O Leão que se assenta no trono da santidade.

Elias se encolhe, aponta os desapontamentos. Solidão, amargura, pressão de uma carga pesada demais para carregar sozinho.

Deus inclina a cabeça com curiosidade e Elias entende que a pergunta dele não se referia ao lugar geográfico. Mas sim a sua identidade. Deus está perguntando: Elias porque você está nesse lugar, se eu te criei para estar aqui? Ele sorri e pisca o olho, dá uma batida no peito. (Lugar de filho é no peito do Pai). Vem!

Onde você está jovem Elias? O que está fazendo nessa caverna quando eu te chamei para ser minha morada nessa terra? Quando eu te chamei para caminhar ao meu lado? O que está fazendo aí sozinho quando eu te chamei para ungir reis, quando eu te chamei para definir reinos e os destinos de gerações futuras? Elias … sai da caverna, volta para o caminho.

Um vento varreu a porta da caverna, fogo explodiu ali perto na penha. Mas os problemas, de repente, começaram a não ter sentido para o profeta, e a medida que Elias ouvia a doce voz do Senhor que saía num sussurro ele caminhava, pra frente.

Eu te escolhi, és meu, eu te amo jovem. Com amor imenso. Concentre em mim tuas expectativas. Segure em minhas mãos. Estás fraco demais para descer o rochedo? Se as pedras estão machucando os pés, venha para o meu colo. Eu te levo até que possas caminhar.

Vem Elias, pois existe uma geração que depende de ti. Uma história a ser contada, um legado a ser disposto, para você Elias reservei uma moldura na galeria dos heróis da fé. Então confia e vem...

E ele se foi. Pra vida. Abraçado com o pai. No lugar que sempre foi seu.

Um dia, todos nos sentimos cansados. Como Elias, vivemos num mundo preto e branco, que corre diante de nossos olhos sem ter sentido nenhum. A definição é solidão. É uma vida enfurnada na caverna da qual muitos jamais sairão. Diariamente profetas cansados de viver se isolam debaixo de zimbros, se mutilam dentro de cavernas ou se matam. Lá se vão profetas potenciais, legados que escorrem como areia e se apagam soprados pelo vento. Vidas promissoras, arrancadas brutalmente pelas garras da morte. O impacto do suicídio afeta famílias e toda sociedade.

O índice de suicídio em nosso país é preocupante. O site www.cvv.org.br aponta um estudo realizado pela Unicamp, que, “17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar fim a própria vida e, desses 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso”. As estatísticas prosseguem revelando que a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo.

Um sussurro de Deus aos jovens Elias de nossa geração: Jesus pode dar perspectiva à sua existência! Você é entendido e amado por Ele. NEle existe o descanso para tua a alma cansada: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). Ele é o refúgio e o esconderijo para tua vida! Ele venceu a morte gelada com o fogo de seu amor, Ele entrou em um túmulo para que você não precisasse entrar lá!

Ainda que esteja numa caverna, invisível aos olhos dos homens, existe Um que não desiste de você. Ouça sua voz ... onde estás? Jovem você foi criado para viver abraçado com Jesus. É sugestivo Ele ter vindo à essa terra, conhecido e experimentado nossas dores. Foi perseguido e traído, passou despercebido por muitos, foi rejeitado pela família. Mas morreu de braços abertos numa cruz. A mensagem é: sempre existirá um abraço para os que olham para a cruz.

Olhar para a cruz? Ela está vazia! O túmulo também está vazio pois o Leão ressuscitou!! E sua voz hoje te chama: onde estás jovem? Sai do escuro, vem para o teu lugar, vem para os meus braços, existe um futuro, um destino, um sentido para tua vida ao meu lado!

O convite é para a vida! Uma vida com propósito. Uma vida ao lado do autor da vida! Um sentido. Pois você foi escolhido para ser profeta. Referência, voz que gera sustento, canal de benção, morada de Deus na terra.



Pb Isaias Terra

Discipulado da Rede da Juventude

...................................................................................................................................................

Siga o nosso instagram e fique por dentro de nossas programações: https://www.instagram.com/rededajuventude.alfenas/?hl=pt-br

Participe de nosso Discipulado On Line, se inscrevendo em nosso canal VIP no Telegram: Discipulado RJ

Se inscreva no canal de nossa Comunidade - pregações e devocionais para edificar a sua vida:

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page