Um chamado imarcescível
Atualizado: 21 de dez. de 2021
Após a ressurreição de Jesus, ele realizou algumas aparições aos seus discípulos e o evangelho de João, no capítulo 21,relata esse feliz encontro entre o Mestre e os seus discípulos.
Ao clarear da madrugada, no mar de Tiberíades, os discípulos lançaram as redes outra vez sobre a palavra de Jesus( Jo 21:5). O surgir da alvorada trazia consigo os raios da esperança pois Jesus estava as margens de Genesaré, o grande lago conhecido também como mar da Galileia ou Tiberíades.
A aurora iluminava o Filho de Deus ou seria, o Cristo, que resplandecia a sua glória naquela manhã?
O fato é que a praia da Galileia foi o púlpito que Jesus usou para ensinar o sermão da montanha( Mt 5:1), foi lá também que ele caminhou sobre as águas (Mt 4:18) e foi ao rugir das águas que ele perguntou algo muito importante ao discípulo Pedro:Tu me amas?
Após uma madrugada de pescaria sem peixes, os discípulos retornavam para praia abatidos mas não era a escassez de peixes que os entristecia, mas o fato de Jesus ter sido crucificado, o vazio existencial era extenso como o lago de Genesaré, também chamado de mar.
Mas de repente aquelas areias sentem o pisar quente do Mestre, a atmosfera daquele lugar muda, um milagre está para acontecer, os olhos dos discípulos iriam ver o mestre novamente.Uma sucessão de milagres liberados na Galileia, Cristo havia ressuscitado, uma palavra revelada apontou para lugar aonde os peixes estavam,uma grande provisão naquela manhã, e um chamado ministerial aconteceram na terceira aparição de Jesus.
A providência divina proveu 153 grandes peixes e carinhosamente Jesus prepara uma refeição para seus discípulos, e os pescadores não ousaram dizer nenhuma palavra mas os seus corações queimavam como aquela fogueira que assava os peixes.
Até que Jesus quebra o silêncio, “Simão, filho de João amas-me mais do que a estes outros?” Apascenta as minhas ovelhas(...)João 21: 15
Depois de ressuscitar dentre os mortos Jesus busca pelo o amor.
Um requisito muito importante para apascentar as ovelhas de Jesus é o amor, solicitado pelo Bom Pastor, o amor de Pedro deixaria a pesca dos grandes peixes e se estabeleceria, de uma vez por todas, no curral das ovelhas.
O passado do discípulo Pedro deixa evidente que ele não apresentou boas respostas ao ser interrogado. No entanto, os fatos de sua vida não intimidaram Jesus de fazer a mesma, pergunta por 3 vezes.
Pedro tu me amas? Pedro tu me amas? Pedro tu me amas?
A resposta insistente de Pedro era, Tu sabes, que eu te amo.
Nesse diálogo, o amor, não estava sendo abordado de forma superficial pois os envolvidos neste diálogo haviam passado por severas provas de amor.
Jesus havia entregado a sua vida por amor e Pedro estava vivendo o arrependimento por trair o amor. E esses dois pólos iriam colidir.
A supremacia do amor havia sido provada por ambos e surge então uma pergunta que ofereceria, a Pedro, um exercício de amor contínuo.
Apascenta as minhas ovelhas disse Jesus.
É preciso amor para cuidar das ovelhas não porque as ovelhas são fofinhas apenas mas porque eles requerem um cuidado extremo.
O relacionamento entre um pastor e uma ovelha é pautado nas derivações do amor. Antes do rei Davi ser constituído rei, ele era um pastor de ovelhas e o extraordinário, Salmos 23,descreve com perfeição esse relacionamento.
O uso da metáfora pastor e ovelha é uma elaboração sobre o cuidado de Deus com suas ovelhas. Um pastor oferece provisão para sua ovelha e esta tarefa requer um grande empreendimento porque o cuidado com as ovelhas requer um grande esforço e trabalho.

“Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.”Dt 6:5
A pergunta de Jesus para Pedro buscava a resposta do mandamento do amor.
Quando Pedro é interrogado sobre o amor uma sondagem era realizada para verificar a real entrega que aquele, antigo pescador, estava disposto a fazer.
Pedro tu me amas?
Porque as minhas ovelhas necessitam de amor. (Jo 3:16)
Pedro tu me amas?
Porque minhas ovelhas necessitam ouvir as palavras de vida eterna. ( Jo 6:68)
Pedro tu me amas?
Porque minhas ovelhas necessitam de cuidados até para dormirem.(Sl 4:8)
"Pedro respondeu:Sim Senhor tu sabe que te amo."
O chamado pastoral surge do amor e as ovelhas respondem bem ao amor.
“O pastor não é um voluntário, mas uma pessoa chamada por Deus. Seu ministério não é procurado, é recebido.” (LOPES, H. D. De pastor a pastor: princípios para ser um pastor. São Paulo: Hagnos, 2008:p.36)
Jesus é o Bom Pastor (João 10:11), e há uma relação de pertencimento entre a ovelha e o pastor. A função do pastor é messiânica e ao mesmo tempo há algo tão comum como o cheiro de ovelha nas vestes pastorais.
A ovinocultura tem buscado aprimorar os cuidados e manejos com as ovelhas mas apenas o Bom Pastor é único que deu a vida por elas.
Poeticamente falando sobre a metáfora ovelha/pastor:
O pastor tem cheiro de ovelha; a ovelha tem cheiro de pastor.
Naquele mar de Tiberíades, na Galileia, quando Pedro identificou que aquela luz reluzente as margens da praia, era Jesus, ele mergulhou como um pescador mas saiu dali com um chamado pastoral. Ele já era um discípulo que havia caminhado com Cristo, até mesmo sobre as águas mas houve um momento que ele emergiu nas profundas águas do amor, e o Espírito Santo ungiu, a Pedro, como se unge uma ovelha.
O amor de Simão por Cristo, atingiu a profundidade do amor e possibilitou que Pedro apascentasse as ovelhas do Senhor, em nome do amor.
A provisão divina com toda sua sabedoria proveu pastores para as ovelhas.
“E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência.” Jr 3:15-17
A vida do Apóstolo Pedro tinha as marcas de uma rede de peixes, um velho barco trazia para ele grandes lembranças de experiências sobrenaturais com Cristo mas foi apascentando as ovelhas do Senhor que ele vivenciou a excelência do seu chamado.
“Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” 1 Pedro 5:4
Para um chamado imarcescível(que não se corrompe nem se altera; incorruptível) ,o Supremo Pastor,preparou uma recompensa para coroar os participantes da glória que há de ser revelada.
Quando, o Autor da Fé, chama um pescador ele provê peixes.
Quando, o Bom, Pastor chama um pastor, ele também chama as ovelhas.
"(...)Elas ouvirão a sua voz,e haverá um só rebanho e um só pastor. "Jo 10:16
Quando Jesus perguntar para você: Tu me amas?
A sua resposta de amor dever ser: Sim,apascentarei as tuas ovelhas.
Deus abençoe o seu chamado!
Paty Ferreira/Escada da Fé-2021