top of page

Um suspiro de esperança




Um suspiro profundo diante de um grande desafio é capaz de detectar onde está a sua esperança.

O salmista já dizia: “Como uma corça suspira pelas correntes das águas, Assim a minha alma suspira por ti, ó Deus.” Sl 42:1

Há várias definições atribuídas a esperança sejam elas de origem filosófica, religiosa ou social. Na sua etimologia , esperança vem de spes, também compreendida pelo verbo esperar: sperare. Significa: “espera aberta; que não versa sobre resultados externos (como a expectativa), mas sobre a realização do ser pessoal”.

SANTOS, M. F. Op. cit., p. 1408. 11 RUSS, J. Dicionário de filosofia. São Paulo: Scipione, 1994, p. 89.Conforme Cesar Kuzma

O profeta Jeremias define o resultado eficaz que a esperança produz como uma árvore plantada junto as águas.Primeiramente ele direciona o foco da esperança e abençoa todo aquele que espera no SENHOR.

“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.”Jr 17:7

A esperança é uma espera com confiança no SENHOR.

O versículo continua descrevendo os aspectos que pertencem a uma espera com confiança. Aquele cujo a esperança é o SENHOR tem sua vida comparada a uma árvore plantada junto às águas e quando vem o calor as suas folhas continuam verde e no ano da sequidão não é perturbado e não deixa de produzir frutos(Jeremias 17:8).

Pertencente a tríplice virtudes citadas pelo apóstolo Paulo em 1 Co 13:13,a fé, a esperança e o amor permanecem em execução na vida cristã.

A esperança anda na companhia da fé e do amor que é supremo.

O livro, Lamentações de Jeremias,contém o lamento de um profeta após a destruição de Jerusalém,composto por 4 capítulos poéticos que formam um acróstico,ou seja, contém composições com base nas 22 letras do alfabeto hebraico e o capítulo 5 que contém 22 versículos porém não se constitui em um acróstico,mas em meio a essa riqueza literária,o profeta traz à memória aquilo que poderia dar esperança a ele diante da destruída e desolada Jerusalém.

A solitária cidade outrora populosa chora e chora de noite,Judá havia sido levado ao exílio e como lamenta o profeta.

As moradas de Jacó destruídas e o tabernáculo demolido como uma hortinha e as lágrimas consumiam os olhos de Jeremias.

Chorou o profeta;lamentou o homem de Deus.

Até que a alma abatida suspirou de esperança.

A esperança de auxílio pela misericórdia de Deus trouxe renovo ao profeta e posteriormente a todos que leem.

Suspirou de esperança:

“A minha porção é SENHOR, diz a minha alma portanto, esperarei nele”

Bom é o SENHOR para os que esperam por ele,para a alma que o busca.”

Lamentações 3:24-25

A esperança espera com confiança.

Até mesmo em meio ao lamento há esperança para aquele que espera no SENHOR,as declarações de Jeremias faz com que a esperança salte das escrituras para dentro do coração do leitor cheio de fé.

A esperança floresce diante das adversidades, o sofrimento presente não pode ser comparado com a glória a ser revelado em nós.O salmista suspirou por Deus diante de grandes lutas,Jeremias trouxe a memória aquilo que dava esperança diante do seu grande lamento e no presente século “na esperança fomos salvos.”Rm 8:24ª

O segredo da esperança está em quem ela é depositada, uma esperança depositada em qualquer outro lugar não passa de uma expectativa humana na sorte.

Mas aquele que confia no SENHOR e que colocou no SENHOR toda a sua esperança,esse sim é muito feliz e sua vida é cheia de bênçãos.

Suspire de esperança diante desse belíssimo versículo:

“(...)Sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre.” Hebreus 6:18-20

Essa esperança que confia em Deus é uma âncora que nos liga a Deus,do outro lado,no santuário interior do céu,onde Cristo penetrou à nossa frente para interceder por nós.

Tenha esperança, Cristo, intercede por nós!

Deus te abençoe!

Paty Ferreira/Escada Da Fé

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ana

bottom of page