top of page

Uma saudação de consolo



Os mais belos textos sobre consolo da Bíblia foram escritos em meio a uma realidade hostil de perseguição,prisão e mortes.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação!” 2 Coríntios 1:3

O versículo acima foi escrito pelo apóstolo Paulo quando ele estava impossibilitado de congregar com os irmãos na cidade de Corinto.

O apóstolo Paulo oferecia consolo para os irmãos de Corinto porque ele também era consolado pelo Consolador.

O consolo vindo de Deus era essencial para que o povo hebreu mantivesse sua fé e esperança. Quanto maior a tribulação maior era o consolo vindo do céu.

Os profetas do Velho Testamento e a forma peculiar de cada um viver demonstravam através de suas vidas o consolo que apontavam para Cristo.

Como esquecer de Jonas fugindo de Deus e sendo consolado no ventre de um grande peixe.

Jonas foi consolado?

Ele não teria sido castigado?

“O termo hebraico para “consolar-consolação” provém da raiz “nhm”, que significa, antes de tudo: “respirar profundamente, gemer e, em sentido causativo, “fazer respirar”, “dar o fôlego”. “Consolar, portanto, é ajudar uma pessoa que não consegue mais puxar o fôlego diante da dor,respirar.” ( Pr. Ronan Boechat de Amorim,2009)

Jonas jamais iria conseguir puxar o fôlego se uma intervenção divina não o ajudasse.

Em suma, o consolo de Deus conduziu,o grande peixe,até aquele lugar para engolir o profeta, deixando-o três dias e três noites no interior do peixe.

E LÁ DENTRO - ele orou:

“Em meu desespero gritei ao SENHOR pedindo ajuda,e ele me respondeu.”Jn 2:2a

Engolido por sua aflição,separado do mundo dos vivos,preso no ventre de um peixe talvez em seu último suspiro, Jonas, fez uma sincera oração.

“Como poderia agradecer por tudo o que o SENHOR fez por mim?Prometo cumprir todas as promessas que lhe fiz,pois só o SENHOR é capaz de me salvar.”Jn 2:9 NVI

Ao SENHOR pertence a salvação!

A busca por salvação resultou em consolo.

E o consolo sempre remeterá a salvação.

A história de Jonas continuou com, o SENHOR, falando ao peixe e este,vomitou a Jonas na terra.

Se essa história não pertencesse as Escrituras Sagradas poderia ser uma intrigante fábula mas a sua autenticidade é endossada pelo Consolador que enxugou as lágrimas de Jonas e redirecionou sua vida ao propósito eterno.

O desejo de Deus não é consolar apenas por um momento mas por toda a eternidade.

É impossível falar de Consolo sem mencionar o nome de Jesus,o Filho de Deus, que ao se preparar para concluir sua missão redentora nos redirecionou ao consolo.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” – João14:16

O Maravilhoso Conselheiro sabia que as tribulações vindouras necessitariam de um Consolador e como esse era um assunto de suma importância ele orientou seus discípulos cuidadosamente a respeito da missão do Consolador(João 16).

A missão do Espírito Santo-Paracleto-Chamado para consolar é efetiva.

Ele não é um mero substituto ele é a essência do consolo.

Um consolo tão eficaz e primordial que nos ajuda a respirar diante das situações mais agonizantes que a vida propõe.

“Bem-aventurado os que choram porque serão consolados por Deus.” Mt 5:4

Ser consolado por Deus é uma bem-aventurança pois a eterna consolação de Cristo Jesus foi dada, a nós, seja no ventre de um grande peixe,ou no interior de uma prisão;ou arrependidos prostrados diante da cruz,o Espírito Santo é o consolo bem presente na hora da angústia.

A segunda epístola de Paulo,aos coríntios, no capítulo 1, é dedicado ao consolo divino.

“É ele que nos conforta em toda tribulação,para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia,com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”1 Co 1:4

Sejam confortados e encorajados por essas palavras.

Paty Ferreira/Escada Da Fé

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ana

bottom of page